Balneário Camboriú

(47) 9 9908-2894

Palhoça

(48) 9 9934-1823

Menor Aprendiz ou Jovem Aprendiz? 5 dicas que vão te ajudar!!!

Menor Aprendiz ou Jovem Aprendiz

Para começar vamos esclarecer uma pequena dúvida, jovem aprendiz e menor aprendiz é a mesma coisa?

O Programa é o mesmo, a diferença é que o Menor aprendiz se refere aos de idade entre 14 e 17 anos e o Jovem Aprendiz aos de 18 a 24 anos.

Vem comigo e vamos entender um pouquinho mais sobre esse assunto tão importante pra quem está buscando crescer, tanto no sentido pessoal como profissional.

Existem várias razões para alguém tentar uma vaga como esta, desde a procura pelo início da independência financeira, complementar a renda familiar, juntar um dinheirinho para alcançar um objetivo, o bom uso dos horários vagos ou até mesmo o desejo de ter alguma experiência em carteira assinada, para uma contratação em uma vaga fixa mais tarde.

Mas, o que é o programa de Jovem Aprendiz ou Menor Aprendiz?

Pensando nos jovens/adolescentes o governo criou este programa de Jovem Aprendiz para auxiliar na preparação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho e garante ao menor aprendiz os benefícios e direitos regulamento por lei para que estes não tenham sua educação “atrapalhadas” pelo serviço, pois a frequência na escola é muito importante para manter a vaga, e menores não sejam explorados como no trabalho infantil.

O programa é totalmente gratuito para jovens entre 14 e 24 anos, (ou, para alguém que possui alguma deficiência não há uma idade máxima) que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino fundamental e o ensino médio. 

Jovem Aprendiz ou Menor Aprendiz, quais são os benefícios, salário, o que pode e não pode…?

Você será amparado pelas leis trabalhistas, então terá direitos sim! Sua carteira será assinada e também terá direito aos benefícios como vale-transporte, 13º salário , e caso você esteja estudando suas férias devem ser agendadas no período das férias escolares.

Há a possibilidade de desenvolvimento de habilidades corporativas, pois inserido em uma empresa você já estará por dentro das rotinas e funcionamentos de uma corporação e também terá o direito de fazer um curso para agregar ao seu currículo. Na carga de 5 dias úteis por semana, um desses dias será inteiramente dedicado ao seu curso na área em que você trabalha na empresa.

A carga horária não poderá passar de 6 horas, caso o aluno ainda esteja cursando o ensino fundamental ou médio, e 8 horas para quem já concluiu esses níveis de ensino.

O contrato pode durar até dois anos, que pode ser dividido em mais de uma empresa.

Não é permitido hora extra, nem trabalhar entre 22:00 e 5:00 horas , o jovem aprendiz não pode abrir contas e nem ser cobrado por metas ou vendas.

Referente ao salário o cálculo é feito por R$ 4,72 X horas trabalhadas, podendo então variar.

O que faz um Jovem Aprendiz?

Menor Aprendiz ou Jovem Aprendiz

Bom, aí vai depender do cargo que você irá preencher, o aprendiz pode desenvolver funções de assistência administrativa, secretariado e de escritório. Por exemplo, na área administrativa as atividades são para apoiar as rotinas, entre elas estão: controlar a entrada e saída de correspondências, receber e arquivar documentos, manter a agenda atualizada, manipular fotocopiadoras, atender telefone e responder e-mails. Já na área jurídica ele auxilia o assistente jurídico com o controle de arquivos e processos, ajuda na preparação da documentação para audiência e algumas demandas em fóruns.

Como me cadastrar para o Programa de Jovem Aprendiz?

O primeiro passo é ter um currículo bem feito, quanto mais cursos você tiver melhor, pois poderá fazer total diferença na hora de te escolherem, e também já abrirá portas para que mais tarde você seja contratado pela empresa ao finalizar seu contrato de menor aprendiz, você tendo cursos como:

Favorito das empresas:

Informática para Jovem Aprendiz

Fazendo o curso de Informática para Jovem Aprendiz na LBK Ensino Profissional, você já terá um grande diferencial nos processos de recrutamento, as empresas levarão em consideração seu esforço e dedicação. Tendo este curso em seu currículo você estará demonstrando a eles que mesmo quando você ainda não precisava, já pensava em se aprimorar para o futuro, e isso é incrível, pois você estará à frente da maioria que deixa pra correr atrás só quando precisa, não é mesmo?

Então, esteja na frente! Com tudo pronto é só se cadastrar no site : https://web.ciee.org.br/login
Caso você precise de ajuda para a construção do seu Currículo, os professores da LBK estão aí para te ajudar a construir um dentro dos melhores padrões de acordo com a vaga de emprego que você busca! 😉

Confira algumas das empresas que disponibilizam vagas de Menor / Jovem Aprendiz:

Então pessoal, estão esperando o que? Qualificação e experiência são o início para seu sucesso profissional!

Menor Aprendiz ou Jovem Aprendiz

5 Dicas: Escolha um desses cursos fale que veio através do blog e esse curso será uma cortesia pra te ajudar a iniciar sua carreira profissional:

1.Marketing Pessoal

Iremos te mostrar a importância do Marketing Pessoal, Networking, Branding e Qualificação Profissional

2. Elaboração de Currículo

Te ensinaremos como elaborar um currículo.

3. Meu Novo Emprego

Te ensinaremos como procurar uma vaga de emprego e daremos dicas de como se dar bem na entrevista.

4. Liderança Eficaz

Te ensinaremos a importância da comunicação, objetivo da liderança, Liderança x Chefia, responsabilidade pelos erros e delegando e formando sucessores

5. Técnicas de Memorização

Ensinaremos técnicas de memorização que te ajudarão a passar nos testes aplicados pelas empresas

Espero que tenha gostado!!!

Obrigado por acompanhar nosso conteúdo, qualquer ajuda estamos a disposição!!! Não deixa de comentar forte abraço fui!!!

Tags :

Compartilhe nas redes sociais :

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *