Balneário Camboriú

(47) 9 9908-2894

Palhoça

(48) 9 9934-1823

Entenda porquê Designer gráfico pode ser a sua profissão em 2022

Design Gráfico

Olá, tudo bem com você? Espero que esteja tudo certo! E vamos pra mais um assunto, e claro tenho certeza que esse vai te interessar muito! O tópico será Designer Gráfico, vamos falar um pouco sobre essa profissão que só cresce.

História do Design Gráfico

Primeiro quero te contar um pouco sobre a história da profissão, e pasme, o que define a profissão não é nada novo, sim! E por que digo isso? Bem, podemos dizer que o conceito aqui é transformar uma ideia em algo visual, que pode ser tanto legível quanto inteligível por uso de letras, símbolos, imagens ou figuras, sendo assim esse conceito data desde o inicio da humanidade, aonde foi utilizado pinturas rupestres servindo de símbolos gráficos para repassar um entendimento ou conhecimento.

Então podemos considerar a “informação” da pintura rupestre como um sinal gráfico, pois ali houve um aprendizado, um entendimento ou talvez um aviso, então como citado acima houve uma ideia que foi transformada em imagem (desenho) e um “público” que deveria ou foi atingido, viu? O conceito não é novo, apenas a forma de utilização e as ferramentas.

Claro que até que esse conceito fosse realmente conhecido e/ou reconhecido como a profissão de Designer gráfico, tem muita história pra contar, podemos viajar ao Egito, Europa e Oriente e houve muita mudança no mundo, mas para te dar mais um vislumbre de como tudo ocorreu vamos pular para o final do século XIX.

Finalmente saímos do preto e branco, pois com a evolução constante da tecnologia, novas formas de criar cor utilizando tintas foram criadas, e nesse ponto chegamos a litografia (antes houveram também a tipografia , xilografia ou gravura em cobre), que é um processo de impressão através de pedra polida com um desenho, ou imagem pressionada em um papel, que nos permitiu criar além das cores, também tamanhos e letras diferentes.

Os chamados artistas comercias faziam sucesso na época da revolução industrial e podem ser chamados de tipógrafos, letristas e retocadores.

E nesse ponto já começamos a ter ciência de que temos uma nova linguagem visual, identificar que isso é muito mais do que desenhos, imagens, símbolos e cartazes.

Definimos que essa nova linguagem é algo pensado, planejado, fácil de se entender, e que além de claro e objetivo também informe ou promova algo ou alguém, no caso pode ser a arte ou o artista, a empresa em busca de novos clientes, uma ideia a ser comprada pela comunidade, mas acessos em um site, enfim, é algo muito amplo e ramificado.

A profissão com todas suas definições e conceitos só surgiu propriamente dita no século XX, e nela já estão incluídas novas tendências que firmaram essas definições.

QUERO SABER MAIS SOBRE HISTÓRIA DO DESIGNER GRÁFICO

Entendendo Designer Gráfico e Design Gráfico

É importante lembrar, Designer e Design gráfico estão atrelados, mas são diferentes. Aí você pergunta, como? Pois bem, temos uma definição pra cada. O Designer é o criador, o idealizar, já o Design gráfico é o produto final, resultado, a “obra terminada”… Como queira chamar :D.

Designer Gráfico

Mas o que exatamente faz um Designer? Vem comigo que te explico: Esse profissional vai ser a mente por traz daquilo que chama atenção de um determinado público, uma pessoa criativa que vai se utilizar da estética e da linguagem visual para ativar consumidores, vai se reinventar com o avanço da tecnologia (sabemos que sempre vai evoluir e tradições vão ser quebradas e transformadas), é essa pessoa que vai ser responsável por criar sites e projetos que funcionem visualmente, se preocupar com formatos, público alvo, cores, texturas… E ao contrário do que se pensa ele não está ligado apenas as redes sociais, logotipos, campanhas. Ele também pode desenvolver produtos, como móveis roupas, carros e etc…

E isso tudo será possível através do uso da tecnologia ( além de pesquisas pra que saia um serviço satisfatório, são vários os programas que podem ser utilizados para alcançar o objetivo como CorelDraw, Illustrator e Photoshop), e assim se cria uma imagem inovadora. Quer um exemplo? Sabe aquele logo que você olha e muitas vezes não tem nada escrito, mas instantaneamente você lembra do serviço prestado, ou o produto que é oferecido? Então, é o trabalho bem sucedido de um Designer gráfico!

Se aqui você entendeu tudo, se conscientizou de que nessa era é uma profissão de extrema importância, podemos até dizer fundamental, também deve estar se perguntando: Como faço pra me tornar um profissional dessa área, e como está o mercado hoje em dia?

Como Podemos te ajudar ?

Designer Gráfico

Bem, pra inicio você pode fazer um curso que te ensine sobre as ferramentas utilizadas, e óbvio que não vamos te contar um problema sem te oferecer uma solução, pra ficar pronto pra ser chamado de Designer gráfico temos um curso incrível (clique aqui e saiba mais) aonde todas essa ferramentas vão ser apresentadas e você vai sair daqui pronto para a função, e claro se você quiser continuar investindo pode optar por uma graduação que pode ser de nível bacharelado ou tecnológico.

E sobre o mercado, está sempre em ascensão, como oportunidades nacionais e internacionais (lembrando que temos curso de idiomas aqui também, pra alavancar sua carreira no exterior).

Quero que entenda querido leitor que o mundo no ano de 2020 e 2021 a nível mundial ficou muito mais digital, empresas passaram e ver o mercado digital com outros olhos, explodiram o uso de aplicativos, redes sociais e novas profissões, tais como, social mídia surgiram, nesse cenário estão explodindo as oportunidades para quem tem o conhecimento em arte gráfica.

Como existem várias áreas de atuação ( autônomo, editoras, agências de publicidade, escritórios e estúdios de design, empresas de comunicação, emissoras de TV, produtoras e empresas cinematográficas, gráficas… ) O salario varia bastante de R$ 3.000 a R$8.000, e claro, se você for dono de sua própria gráfica pode facilmente ultrapassar esse valor!

Está esperando o que? Comece sua carreira conosco! Quanto antes você começar a investir em si mesmo, mais rápido chegará a seu objetivo, e claro com nossos cursos e sua dedicação você irá muito longe!

Conclusão

Nesse post comecei falando sobre a história do Design Gráfico, mostrei que ela é mais antiga do que você imaginava, te levei para o futuro quando entrei de cabeça no assunto Designer Gráfico, depois mostrei pra você o porquê é uma ótima oportunidade, é uma profissão promissora e que com certeza vai explodir muito mais em 2022!!!

Quero agradecer você que acompanhou todo esse conteúdo, espero que tenha ajudado, inspirado de alguma forma, quero te pedir que se possível deixe um comentário, uma sugestão de post, pois, isso nos ajuda e nos motiva a continuar criando conteúdo. fique bem e acompanhe nosso Blog! Até a próxima, fui…..

Tags :

Compartilhe nas redes sociais :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *