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A introdução à robótica explora os fundamentos e aplicações dos sistemas robóticos na automação e interação humano-máquina.
Uma introdução sobre elétrica aborda os princípios fundamentais da eletricidade, incluindo circuitos, corrente, voltagem e resistência, e suas aplicações em diversos campos.
Elétrica intermediária explora conceitos mais avançados, como circuitos complexos, teoremas de análise de circuitos, componentes eletrônicos e técnicas de resolução de problemas elétricos mais elaborados.
Uma introdução sobre eletrônica aborda os princípios básicos dos componentes eletrônicos, como resistores, capacitores e transistores, e sua aplicação na construção de circuitos e dispositivos eletrônicos.
Uma introdução ao Arduino apresenta a plataforma de prototipagem eletrônica baseada em hardware e software de código aberto, usada para criar projetos interativos e dispositivos controlados por microcontroladores.
Uma introdução sobre protoboard descreve o dispositivo utilizado para montagem e teste de circuitos eletrônicos sem a necessidade de soldagem, permitindo a conexão temporária de componentes por meio de fios condutores.
Lógica de programação é a base para compreender algoritmos e resolver problemas de forma estruturada. Scratch é uma linguagem de programação visual projetada para ensinar programação a crianças e iniciantes, utilizando blocos gráficos para criar projetos interativos e jogos.
Os blocos de comando de controle no Scratch permitem controlar a sequência de execução dos scripts, incluindo loops, condicionais e eventos, facilitando a criação de programas interativos e dinâmicos.
Os blocos de comando de movimento no Scratch permitem controlar o movimento dos sprites, incluindo comandos para mover para frente, girar, deslizar e outros, facilitando a animação e interatividade nos projetos.
Os trajes no Scratch são as imagens ou figuras que representam os sprites e podem ser personalizados pelo usuário. Os sons são arquivos de áudio que podem ser adicionados aos sprites para tornar os projetos mais interativos e dinâmicos.
Os blocos de comando de aparência no Scratch permitem modificar a aparência dos sprites, incluindo mudança de cor, tamanho, efeitos de visibilidade e outros, possibilitando a criação de animações e efeitos visuais interessantes nos projetos.
Os blocos de comando de sensores no Scratch permitem que os sprites interajam com o ambiente e respondam a diferentes eventos, como detecção de colisão, movimento do mouse, teclas pressionadas, entre outros, aumentando a interatividade e a dinâmica dos projetos.
Os blocos de comando de som no Scratch permitem controlar e reproduzir sons nos projetos, incluindo reprodução, pausa e alteração de volume. Os blocos de operadores permitem realizar operações matemáticas, lógicas e de texto nos projetos, facilitando a manipulação de dados e a criação de algoritmos mais complexos.
Os blocos de comando de caneta no Scratch permitem desenhar linhas e formas gráficas, controlando a cor, espessura e movimento da caneta nos projetos. Os blocos de variáveis permitem armazenar e manipular dados, facilitando a criação de interações mais complexas e personalizadas nos projetos.
Reforçar o uso de variáveis é fundamental para criar programas mais dinâmicos e interativos no Scratch. Além disso, explorar novos comandos amplia as possibilidades de criação, permitindo desenvolver projetos mais complexos e criativos.
Todos os participantes que completarem o curso receberão um certificado reconhecido nacionalmente, validando suas competências e conhecimentos adquiridos.
Motivação e curiosidade: Venha pronto para explorar e aprender.
Acesso a um computador: Para as atividades práticas e acesso ao material didático.
Nenhum conhecimento prévio necessário: Nós te guiaremos desde o início!
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