Balneário Camboriú

(47) 9 9908-2894

Palhoça

(48) 9 9934-1823

Mercado de trabalho em 2022, suas vantagens e novas tendências!

Ei! Vamos falar um pouquinho sobre o mercado de trabalho em 2022?!

Vamos entender o passado pra compreender o presente…

Cursos para mercado de trabalho 2022
Mercado de trabalho

Desde o início da empregabilidade, da venda do tempo, do esforço, e que toda essa concepção começou a se formar até os dias de hoje, houveram diversas e significativas mudanças, desde o pensamento sobre o mercado de trabalho (e trabalho em si), e todas as suas funções, possiblidades, formas e vantagens, até as leis e regulamentações que se referem ao mesmo. 

Em constante mudança e crescimento, hoje vamos compreender um pouco mais sobre sua significância e vantagens. 

Podemos descrever a expressão de MERCADO DE TRABALHO de várias formas. Aqui usaremos o pensamento sobre o relacionamento entre alguém que tem um serviço, força ou tempo a oferecer (profissional), e aquele que precisa se utilizar dessa força ou serviço para que seu negócio “gire”, seja efetuado e assim se amplie (empresa/empregador). A relação dessas duas forças (empregado + empregador), podem contribuir para o crescimento dos setores em relação ao estado/ país em que vivem.

E através da remuneração, o cidadão pode vivenciar sua realidade, fazendo parte do ciclo econômico. Essa remuneração pode se dar através de várias formas, a mais conhecida por nós é o salário (dinheiro), mas há casos em que a pessoa receba uma bonificação, ou até mesmo troque seu serviço prestado por moradia, então isso depende do acordo que é firmado. 

Aqui cabe uma observação importante, existem países em que a liberdade e as regras estão no acordo entre as partes. Porém no Brasil, existem algumas regras que devem ser cumpridas por parte das empresas públicas e privadas, tendo algumas formas de contratação. Sendo elas:

  • CLT ( Contrato Baseado Na Consolidação das Leis Trabalhistas)
  • PJ ( Contrato entre duas empresas)
  • Estágio ( Contrato entre empresa e um Estudante tentando ser profissional)
  • Menor Aprendiz ( Contrato entre uma empresa e um menor de idade)
  • Freelancer ( Contrato entre uma empresa e um prestador de serviço autônomo)

Não vou colocar aqui contratos temporários entre outros, pois, seria muita informação pra você caro leitor!

Nas áreas empregatícias, as vagas podem estar abertas tanto em empresas públicas quanto privadas, para pessoas jurídicas e físicas, sim, há outras modalidades também. 

Podemos dividir o mercado de trabalho em três setores: 

Setor Primário: Aqui o trabalhador está em contato direto com a matéria prima. 

Setor Secundário: Nesse passo se modifica a matéria prima, formando objetos e etc… 

Setor Terciário: Esse setor é interpessoal, sendo assim a relação é de pessoas para pessoas. Um exemplo bem prático: O trabalho de todos da equipe da LBK ENSINO PROFISSIONAL.  

São setores diferentes, mas estão totalmente interligados! 

E podemos classificá-los de duas formas: 

Informal: Quando não há um contrato, ou como diz o próprio nome, não há a formalização do serviço. 

Formal: Onde há o registro na carteira de trabalho, e toda a formalização necessária como a lei determina.

Mercado de trabalho 2022
Mercado de trabalho

E quais seriam as vantagens de se ingressar ou continuar no mercado de trabalho? 

Para muitos jovens começar a trabalhar é o primeiro passo rumo a escalada do sucesso. Tudo começa com o sonho da independência, de poder comprar o que se quer, depois essas vontades começam a abranger coisas mais sérias: a conquista de um apartamento, de um carro, uma casa. Depois começam a ser coisas mais concretas e pontuais: passar de um suporte a um supervisor, depois um gerente, e quem sabe um dia um diretor. Talvez a ordem não seja exatamente essa para todas as pessoas, mas acredito que em algum momento pelo menos, uma dessas coisas foi uma motivação para que se desse início na “vida de trabalhador”.  

Então uma das vantagens de entrar mais cedo no mercado de trabalho é o fato de que você terá mais tempo para se desenvolver, experimentar diferentes situações, e assim começar a criar sua bagagem de aprendizado e experiência, além de criar segurança, pois, não é algo incomum que sejamos inseguros no começo, ter medo de falar em público, expor as ideias, e claro, podemos citar a autonomia que é construída com cada erro e acerto, tomadas de decisões, e pra aqueles que pensam na aposentadoria, virá mais cedo também ( kkk). 

Para aqueles que já se encontram no mercado de trabalho, a vantagem é o crescimento que pode ser exponencial, dependendo da habilidade e conhecimento de cada um. Por exemplo, uma pessoa que continua investindo em si mesmo, aprimorando os conhecimentos, a chance de alcançar um cargo melhor é extremamente grande, isso resulta obviamente em um salário melhor, e sucessivamente uma vida com um padrão melhor. Mas lembre-se: o crescimento está totalmente ligado a maior responsabilidade e confiança por parte da empresa.

Mercado de trabalho x Futuro

Abrimos um parênteses aqui para fazer uma observação sobre o mercado de trabalho, uma das visões que temos dele para o futuro, é que daqui a alguns anos o profissional terá que ser cada vez mais capacitado e apto para utilizar 100% a inteligência emocional em tomadas de decisões. Sendo assim, a empresa vai apostar naqueles que possuírem mais conhecimento diversificado e plausível, pois a empresa terá mais pressa em contratar profissionais bem mais preparados ao invés de formá-los para a vaga. O que faz com que o profissional com alguma bagagem, e talvez não tão jovem, esteja alguns passos à frente. 

Por outro lado, nesse novo mercado de trabalho há também uma grande aposta na linguagem hipermidiática, (que pode ser expressada através de WhatsApp, redes sociais, textos, sons, vídeos, gifs…), dessa forma essa parte já está quase garantida para o jovem trabalhador, mas aquele que já está na jornada a algum tempo pode não ter um conhecimento tão aprofundado nesse assunto, ou não ter um interesse de aprender.  

Assim temos duas realidades, dois problemas que podem ser resolvidos da mesma forma, e assim suprir a demanda do mercado de trabalho. Eu conto ou você já descobriu?! Isso mesmo! A resposta é bem simples na verdade: Se atualizar! E como podemos fazer isso? Faculdade, mas caso haja uma necessidade mais urgente aposte nos cursos, e aqui chegamos no ponto pra te ajudar, oferecemos mais de 100 cursos. Então é claro que um deles vai suprir sua necessidade, e lembrando que quanto mais, melhor. À você que já está na melhor idade, e precisa se atualizar em questões tecnológicas, podemos te indicar:

E pra você que não tem nada em sua bagagem curricular, ou deseja se ingressar em outra área, podemos te indicar:

Lembrando que não são só esses, podemos te ajudar com muito mais!!! Basta entrar em contato para tirar suas dúvidas. Não deixe para amanhã, o que se pode fazer hoje, pois as coisas giram hoje em dia de forma muito veloz. Então você deve estar preparado pra ontem!!!

Cursos para mercado de trabalho 2022
Entendendo o Mercado de Trabalho

Conclusão:

As empresas serão mais exigentes com relação as tecnologias. Elas viram que com a pandemia o mundo digital foi a solução. Uma das perguntas feitas em entrevistas serão: “o quê você sabe sobre o INSTAGRAM, TIKTOK, FACEBOOK, TELEGRAM, TWITER, YOUTUBE? Qual seu nível de conhecimento em tecnologia em geral? Quais softwares você domina?” E acredite em mim, quem tiver melhor desenvoltura nas redes sociais será considerado como um diferencial, esteja atento (a). Quem tiver mais funcionalidades também vai se destacar, então não seja apenas mais um, faça a diferença!!!

Nessa corrida, já estamos desenvolvendo novos cursos que com certeza irão acompanhar essas mudanças, logo trarei novidades com novos cursos. Sim, nós também buscamos mudar e evoluir!!!

Espero que este texto tenha te ajudado de alguma forma!!! Desejo que pelo menos tenha te inspirado! Peço a gentileza, de deixar seus comentários e sugestões para novos posts!!! Muito obrigado por acompanhar nosso conteúdo e até mais…Fui…

Tags :

Compartilhe nas redes sociais :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *