Estou aqui novamente, escrevendo sobre um tema que me pediram essa semana. Então vamos lá!
Quem procura a LBK ENSINO PROFISSIONAL para aprender a informática básica? Ela é necessária se vivemos em um mundo tão digital?
Vamos lá, para muitos o computador é algo normal, familiar e muito amigável, entre essas pessoas vamos analisar o uso do computador: Uns usam o computador para assistir vídeos no Youtube; utilizam para redes sociais; Netflix (entre outros canais de streaming); jogos; acompanhar as notícias; e no máximo fazer uma pesquisa no nosso velho amigo Google. Legal, mas isso significa que a pessoa sabe informática básica?
Nessas horas eu gosto de lembrar de um pai que me disse a seguinte frase, “Meu filho, não precisa fazer um curso de informática básica, ele já sabe”. E sabe o que eu respondi pra esse pai? “Ótimo, então já posso indicar seu filho para um estágio remunerado, onde ele irá fazer alguns relatórios, preencher algumas planilhas e montar apresentações para as reuniões?” Nessa hora o pai entendeu que o uso recreativo do computador não é a mesma coisa de um uso profissional.
Eu faço seleção de pessoas para determinadas vagas administrativas, primeira coisa que eu analiso é se o condidato já fez algum curso de informática. Se a pessoa não tem no currículo que possui um curso básico da informática, ela é desclassificada logo na primeira etapa da seleção. Acredito que outras empresas também fazem o mesmo com candidatos que não se esforçam para fazer no mínimo um curso de Informática básica.
Atendemos diversos tipos de clientes, e pasmem, o número de adultos que vem nos procurar buscando sair do “analfabetismo digital” está cada vez maior. São pessoas que viram a necessidade de não fugir mais do computador, pessoas buscando novas oportunidades no mercado de trabalho, pessoas que se frustraram após serem desclassificadas em uma entrevista de emprego , onde foram feitas perguntas do tipo “você sabe fazer tabela dinâmica no excel?”.
Agora acredite em mim, quando se é jovem, é mais fácil de aprender. Se compararmos o aprendizado de uma criança de 10 anos, com o de um adulto de 40, quem você acredita que terá mais dificuldade de aprender?
Também temos um outro grupo de pessoas que nos procuram para aprender a informática básica, que são as pessoas na melhor idade, que querem a informática básica, mas não para o mercado de trabalho, mas com o desejo de conseguirem utilizar melhor os recursos tecnológicos, tendo mais independencia na busca de informações.
Devido ao fato de identificarmos que as pessoas procuram o curso de Informática Básica com objetivos diversos, resolvemos dividir nossos cursos em grupos de idades, interesses e objetivos. Confira a seguir os 4 perfis de alunos:
Informática Básica Para Crianças
Bom, aqui eu falo sobre um tema polêmico. Muitos pais acham que a criança deve fazer outras atividades fora do computador. Eu, como pai de uma menina de 5 anos, concordo. Porém uma coisa não impede a outra. Minha filha faz natação e balé, mas assim que ela completar 8 anos, vou colocá-la para dar os primeiros passos na informática, aprendendo informática Kids.
Como pai e educador creio que seja importante que ela entenda todo o poder por trás de um computador, e veja a quantidade de coisas que é possível fazer utilizando-a. Para que também, ela comece a desenvolver sua compreensão sobre tecnologia, e quem sabe se interessar por outras áreas, tais como: DESIGN DE GAMES KIDS ou ROBÓTICA. Deixo claro, que muitos pais me procuram interessados no curso de Criação de Games, minha pergunta sempre é: “seu filho sabe informática básica?”. No mundo da tecnologia tudo deve ser iniciado pelo básico, imagine ensinar MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES para uma pessoa, sem que ela saiba o básico de Windows. Complicado néh?! Então não complica, faça o fácil!
Informática Básica Para Jovens de 11 a 17 anos
Aqui começamos a trabalhar com um perfil de alunos, que eu considero um ótimo perfil, pois eles já começam a colocar em prática tudo que ensinamos nas atividades escolares. Ou seja, quando ensinamos o Word, eles já se sentem motivados a entregar um trabalho da escola totalmente feito no computador, calculam sua média escolar no excel, e já fazem apresentações no Power Point.
É uma faixa etária excelente, pois não existe a pressa por aprender. É onde se desperta o interesse do aluno por diversas outras áreas do conhecimento, onde ele passa a enxergar a importância do Inglês, e começa a entender o quanto é importante iniciar pela informática básica e ir se desenvolvendo, ou surge o interesse por artes digitais e DESENHO. Nesta fase a mente é ampla, e os sonhos são grandes. É aqui que começamos a construir seu futuro.
Informática Básica Para Adultos
Esse é um público diverso e com diferentes objetivos. Entre eles estão aqueles que vão prestar um concurso público, e precisam comprovar conhecimento básico em informática; tem aquele jovem que está cursando uma faculdade e que para completar suas horas com atividades extras curriculares resolve completar com o curso de informática básica; tem aquela pessoa que busca se profissionalizar para conseguir melhores oportunidade de emprego; tem aquele desesperado, que para ser promovido, precisa aprender informática básica para ontem, a fim de assumir novas funções na empresa; e tem também, aquele que resolveu mudar totalmente de área, e sente falta do conhecimento em informática básica.
São diferentes perfis, mas para todos eu digo: Nunca é tarde para aprender! Quanto antes aprender, melhor!
Informática Básica Para Melhor Idade
Eu particularmente adoro esse público. Eles já trabalharam muito, e querem estar por dentro das novas tendências. Para esse público, nosso curso parte para uma liberdade maior de entender a vontade e a necessidade individual do aluno. O uso recreativo da informática, também está dentro do curso. Então vamos lá, nesse curso analisamos o que o aluno busca:
Ele quer aprender a comprar de forma online?
Ele quer aprender a mexer nas redes sociais?
Ele quer aprender a usar as ferramentas de comunicação?
Ele quer aprender a interagir com outras pessoas?
Ele quer aprender a consumir determinado conteúdo?
Ele quer aprender a utilizar as ferramentas do computador pra produzir algo digital?
Para cada caso elaboramos um curso moldado à necessidade de cada aluno.
Conhece alguém que se encaixa nesse perfil? Nos indique! Temos essas opções:
Informática Completa Melhor Idade
Além de ensinar a parte técnica, ensinamos todos riscos da internet, e os cuidados que devem ser tomados para que não caiam em nenhum golpe.
Conclusão:
Mostrei a você caro leitor, que é muito importante começar do início, demonstrei que o básico não é tão básico assim. Apresentei diversos tipos de perfis de alunos que nos procuram. Evidenciei que o importante é começar, e que não importa a idade.
Desejo de coração que essa leitura tenha te inspirado, e que de certa forma tenha contribuído para sua evolução como ser humano!!! Vou deixar aqui o link para quem se interessar pela história da informática. Quero agradecer você por ter lido o conteúdo até aqui! Espero que deixe um comentário aqui para me motivar a continuar criando conteúdo, e caso tenha qualquer sugestão de tema, deixe nos comentários!!! Grande abraço, fui….
Author:
Luis Patarra
Graduado em Administração de Empresas
Pós graduado em Social Business
SEO da LBK ENSINO PROFISSIONAL