Balneário Camboriú

(47) 9 9908-2894

Palhoça

(48) 9 9934-1823

Aprenda a fazer projetos no computador e seja um profissional de sucesso em 2022

 

Curso de Projetista

Olá novamente! Seja muito bem-vindo ao nosso blog! Nosso tema de hoje é projetos, ou seja, a profissão de projetista. Vamos entender um pouco sobre o que faz o profissional, estratégias, como está o mercado, e várias outras dicas e informações. 

Para começar, vamos explicar o que faz um projetista, projetos claro! Mas podemos definir também, como aquela pessoa que passa as ideias para algo que seja visível, desenvolve essa ideia, desenha tanto em um ambiente virtual quanto em uma folha, esse desenho pode ser sobre uma casa, prédio, ferramentas industrias, relacionados a mecânica, móveis, aviões, navios e etc. Além disso ele vai interpretar desenhos técnicos,  definir o material usado, analisar medidas, componentes de fabricação… Enfim é uma profissional onde o profissional pode desenvolver diversas funções.

Mas o projeto em si, como podemos definir?

Seria todo o esforço, todo pensamento para que um objetivo seja realidade, e no final se torne algo material, perfeito e funcional, para que assim, atinja a expectativa, o que foi idealizado, ou seja, concretização de uma ação.

Mas quais seriam os pontos importantes ao se desenvolver uma estratégia?

Projetista Sketchup AutoCad

Aqui o pensamento crítico sobre o próprio trabalho vai ser essencial, pois o profissional deverá procurar problemas, tanto os mais aparentes quanto os secundários, para desenvolver o trabalho. Claro que são vários elementos a serem considerados, a função pra que servirá (objetivo), o que o cliente idealiza ( no caso de ser algo privado), todos os pontos citados acima nas divisões e subdivisões, os gastos, dentre outros.

Caso o profissional não saiba analisar seu projeto, a falha pode ser eminente, então ele vai ter que reconhecer todos os riscos possíveis. Feito isso, será necessário encontrar as soluções e saber aplicá-las. E sim, ele deve entender cada detalhe de tudo que está propondo, aplicar todo conhecimento adquirido, tanto para a parte estrutural, quanto visual. Não adianta nada criar algo incrível que pode acabar desabando, não é mesmo?!

O projetista precisa explicar claramente à sua equipe tudo que há no projeto, ou caso seja algo particular, para seus próprios funcionários ou contratados. Cito como exemplo, um mestre de obras, que ao ser contratado para ser responsável pela realização da parte física do projeto, é necessário informá-lo sobre todas as particularidades que nele há.

É interessante citarmos aqui, que em muitos projetos é importante ter um olhar atento sobre a tríade vitruviana, que define os três elementos fundamentais da arquitetura: a firmitas (que se refere à estabilidade, solidez e ao caráter construtivo da arquitetura/resistência), a utilitas (que originalmente se refere à comodidade e ao longo da história foi associada à função e ao utilitarismo) e a venustas (associada à beleza e à apreciação estética). Desta maneira, e segundo essa perspectiva, uma construção começa a ser denominada de arquitetura quando, além de ser firme e bem estruturada (firmitas), possuir uma função (utilitas), e for, principalmente, bela (venustas).

Projeto Sketchup AutoCad

Ué, mas o que isso tem à ver? Simples, numa obra arquitetônica por exemplo, não vai ser interessante que seja só funcional, ela vai ter que ser apoiada pela tríade que combina funcionalidade, técnica e beleza, sim essa última (com as duas outras bem alinhadas e perfeitas), pode ser o diferencial na hora de escolherem seu serviço ou de outra pessoa.

Tipos de Projetos:

Projeto Sketchup AutoCad

Existem vários tipos, mas aqui citaremos apenas algumas de suas divisões e subdivisões. Podemos separá-los da seguinte maneira:

  • Dificuldade de se realizar, ou concluir:

Simples e Complexos.

  • Origem do financiamento:

Público, privado e misto.

  • Influência:

Regional, local, nacional e internacional.

  • Setor

Construção, ambiental, industrial….

  • Orientação

Educacional, social, produtivo….

  • Campo

Econômico, médico, tecnológico…

Enfim, é uma área muito vasta.

Aqui cabe simplificar o conceito de projeto. Ou seja, todo projeto é uma representação através de imagens e números. Podemos identificar diversos tipos de projetos, para explicar cada tipo, iremos usar como exemplo o planejamento da construção de uma residência. Ao se optar por construir uma casa, você descobrirá que é necessário fazer investimentos em projetos, para que tudo saia como sempre foi sonhado.

  • Projeto Arquitetônico: Este demonstra como vai ficar o resultado final e estético. Mostra as Divisões de ambientes, onde já é possível ver o resultado final.
  • Estrutural: Para se chegar no resultado final precisamos criar todas as estruturas que permita que o resultado final seja alcançado, no caso da residência seria as vigas, inclinação de telhado, quantidade de ferro, lajes etc.
  • Hidrosanitário: Esse projeto visa apresentar como será feita a parte hidráulica da residência, encanamento de entrada de água, a saída o tratamento do esgoto etc
  • Elétrico: O projeto elétrico irá traçar por onde vai passar toda a rede elétrica, iluminação, e pontos elétricos. Ele irá assegura que você use todos os equipamentos elétricos e eletrônicos de sua residência sem ter medo de que ocorra algum acidente com sua rede elétrica.
  • Móveis Planejados: Este será o responsável por demonstrar como ficará o ambiente com móveis sobre medidas. Ele procura ir ao encontro das exigências mais específicas dos clientes, desde tamanho à design e desejos mais pessoais
  • Paisagístico: Este irá planejar como ficará a “área verde” da residência. Ele é um complemento do projeto arquitetônico e tem como objetivo a harmonização da paisagem, fazendo com que os espaços livres sejam aproveitados da melhor maneira possível.
  • Segurança Eletrônica: Este tem a finalidade de garantir a segurança do imóvel e das pessoas. Ele planejará onde terá alarme, câmera, interfone e demais equipamentos eletrônicos.

Diante disso, podemos concluir que Projeto é o caminho certo, é a estratégia para materializar uma ideia. Agora vamos imaginar no passado, ou até mesmo nos dias atuais, que esses desenhos técnicos que descrevi acima poderiam ser feitos com uma caneta e um papel, mas também poderiam ser feitos no computador, com imagens tridimensionais, cores que facilitaria a decisão de colocar o projeto em prática.

Um orçamento bem feito pode vir acompanhado com um projeto. Dessa necessidade surgiu a profissão de projetista. Diante disso, as perguntas que ficam agora são: Como posso seguir com essa profissão? Como está o mercado desta área atualmente? Irei esclarecer essas dúvidas.

O que preciso saber pra ser um Projetista Profissional

Projeto Sketchup AutoCad

Inicialmente é bom ter em mente que tipo de projetista você gostaria de ser, pois como citado acima são várias opções.

A LBK ENSINO PROFISSIONAL para ajudar as pessoas a se tornarem melhores profissionais, desenvolveu um curso que ensina o aluno a trabalhar com softwares que foram desenvolvidos para a criação de projetos: Sketchup, AutoCAD 2D, AUTOCAD 3D.

Mas lembre-se, não basta apenas saber utilizar o software, é preciso ter noções de matemática, para a realização de cálculos. Aprender a se comunicar bem é outro ponto bem interessante, um profissional articulado vai mais longe, pois de nada adianta você ser o melhor na parte de projetar e colocar no 3D, se na hora de explicar você não conseguir, mas tenho certeza que isso não será um problema!

Sobre desenho, farei uma pequena observação aqui. Não se desespere se você não souber desenhar, a LBK tem o melhor curso de desenho. Deixo claro que não precisa saber desenhar para ser um projetista, mas que desenhar pode ser uma ferramenta importante na hora que você estiver criando um esboço, para depois transformar em algo profissional feito no computador. Estamos aqui pra te auxiliar em todas essas etapas!

Mercado de trabalho para projetistas

Bom, passamos por um período bem complicado, onde as vagas diminuíram bruscamente, e não podemos deixar de citar que um pouco do problema estava relacionado com a questão de que todo o material utilizado estava com o valor nas alturas, provocando um efeito dominó.

Felizmente, hoje temos boas notícias, a permissão de trabalhar novamente reaqueceu o setor, fazendo com que diversas vagas nessa área fossem abertas, ou reabertas. Caso você tenha dúvidas, sugiro que faça uma pesquisa no google para confirmar. Realizei algumas pesquisas, e encontrei vagas com ótimos salários, em uma das vagas encontradas na CATHO, o salário para o setor mecânico está em torno de R$8.000,00, podendo chegar facilmente à R$10.000,00.

Então, tá esperando o quê para fazer um curso de Projetista e se profissionalizar em uma das áreas que mais cresce no país?!

Conclusão:

O objetivo desse post, foi mostrar pra você caro leitor o quanto essa profissão é ampla, promissora e com grandes possibilidades de ganho. Iniciei falando sobre a definição de projetos, falei sobre a importância de uma estratégia, depois mostrei que só na construção de uma residência existem diversos tipos de projetos, tentei mostrar que o tema é amplo podendo ser expandido pra diversas áreas.

Falei da importância do uso de softwares, para se apresentar um bom projeto e depois mostrei um pouco sobre o mercado de trabalho dessa profissão.

Quero agradecer você por ter acompanhado o conteúdo até aqui. Gostaria de te pedir pra deixar um comentário neste post, pois nos motiva a continuar criando conteúdos. Deixo também as portas abertas para qualquer dúvida ou sugestão de post!!! Espero que tenha te ajudado, que tenha te inspirado, e que este conteúdo tenha agregado conhecimento a você. Até a próxima!!! Fui…

Tags :

Compartilhe nas redes sociais :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *